O tamarindo é também conhecido por tâmara da Índia, originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste. Árvore bastante decorativa, sua altura pode chegar aos 25 metros. O tronco divide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental. As folhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio). Flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) se reúnem em pequenos cachos axilares.

O tamarindo é uma vagem alongada com 5 a 15 cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça. As sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açúcares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido oxálico e ácido cítrico. Contém muito cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas A, B e C.

Benefícios funcionais na superfície da fibra:

  • retenção hídrica: um cabelo hidratado é a chave da beleza dos fios, porém, como é de conhecimento geral, a maior dificuldade entre os ativos que prometem essa hidratação esbarra, justamente, na dificuldade em reter as moléculas de água dentro da fibra capilar, o que tamariliz® consegue fazer muito bem.
  • Efeito alisante da superfície cuticular: A formação de um filme selador das cutículas promove mais resistência aos fios atenuando a rugosidade e irregularidade, dando homogeneidade contínua para o brilho e maciez.
  • Ação disciplinante e efeito liso:atenua a topografia das cutículas aumentando a eletrodensidade do fio e fortalecimento das macrofibras do córtex.