As vitaminas do Complexo B são essenciais para uma pele saudável, unhas, crescimento e manutenção saudável do cabelo. Elas são do grupo das vitaminas solúveis em água que desempenham papéis importantes no metabolismo celular. A esse grupo pertencem as vitaminas B5, Biotina e PP (também conhecida como vitamina B3).

Essas vitaminas do complexo B participam na regulação da nutrição celular e lipogênese, e assim, a sua falta, está associada a queda capilar, ao excesso de oleosidade nos cabelos.

Assim, para manter um cabelo e um couro cabeludo saudável, é preciso ter uma alimentação saudável, e manter os níveis ideais dessas vitaminas que são encontradas em alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.

Além disso, utilizar produtos capilares que contenham essas vitaminas, é essencial para manter o fio saudável, prevenir a caspa e estimular o seu crescimento.

Vitamina B3: De acordo com a literatura, a vitamina B3, também chamada de niacina, estimula o crescimento do cabelo e promove a circulação.

Vitamina B5: Conhecida como ácido pantotênico, ela atua melhorando a saúde da pele e dos cabelos, favorece a cicatrização de feridas. Evita a perda de cabelo e ajuda na produção de melanina.

Biotina: ela serve para manter o metabolismo ativo, hidratar e fortalecer unhas, pele e cabelos e ajudar no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2.